sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Deserto do Atacama - Parte 2: Algumas Observações

Antes de falar sobre as atrações possíveis de serem vistas no deserto, cabem algumas observações.

Mapa das Atrações do Deserto

A primeira é: como eu disse antes, o Deserto do Atacama, além de ser árido, tem uma grande altitude. Os passeios vão de 2.400m e podem até chegar há mais de 5.000m (caso você resolva escalar um vulcão) de altitude. Por isso, algumas pessoas (não é todo mundo e isso depende do organismo de cada um) tendem a passar mal, sentido dores de cabeça, enjoôs, falta de ar, tontura, entre outros sintomas. É o famigerado Mal da Altitude ou Soroche.

#Dica da Fefa: O que fazer para evitar o soroche? Bom, o que se recomenda é que, chegando em San Pedro (há 2.400m de altitude) você não saia correndo por aí. Faça uma aclimatação, ande pela cidade devagar e a seu tempo. Além disso, antes de visitar atrações com grandes altitudes (como os Geisers de Tatio e as Lagunas Altiplánicas), não coma carne vermelha, faça refeições leves e não tome bebidas alcoólicas (eu sei que é difícil, com tanto pisco sour dando sopa por aí!). Outra forma de se evitar o mal estar é tomar chá de coca, ou qualquer de suas variações: mascar folha de coca, chupar bala de coca, você vai achar tudo de coca por lá. Nas atrações, ande sempre devagar, não tente testar os seus limites e acabar com a viagem antes da hora. Ainda, se você tiver possibilidade, uns 3 meses antes, tente começar a fazer uma caminhada para melhorar seu condicionamento físico (o que não é nenhuma garantia, mas vai ajudar muito). Se você é fumante, tente (eu sei que é difícil) diminuir a frequência do fumo nos 3 meses antes de viajar e em hipótese nenhuma fume durante os passeios (tenho uma mãe fumante, e sei que isto ajudou muito ela). Se não tiver jeito e você for pego pelo mal da altitude, alguns lugares costumam vender soroche pills, que nada mais são do que remédio para dor de cabeça, então, leve aquele que você já está acostumado! Por fim, descanse sempre e beba muita água!

Meu café da manhã leve antes de ir ao Salar do Atacama e às Lagunas Altiplánicas

A segunda observação é a seguinte: claro que você pode fazer os passeios por conta. Você pode pegar um mapa, alugar um carro e meter as caras. Ou, alugar uma bicicleta e ir de bike às atrações próximas a San Pedro (algumas agências alugam bicicletas). Mas eu recomendo ir às atrações com um guia (independente ou de agência), pois, não adianta você ir ao Valle de la Luna, por exemplo, e não ouvir a explicação do que se trata todas aquelas formações. Além do que, eles conhecem melhor como chegar, em que horário, etc. Você pode encontrar diversas agências dando só uma caminhadinha básica pela Calle Caracoles.

Das suas vezes que fui ao Atacama fiz os passeios por agência e com um guia. Então, sugiro os serviços que já utilizei e que não tive nenhuma reclamação (todos foram muito bons):

* Turistour (http://www.turistour.com/tour): Esta agência não é específica do Atacama, ela faz tour em todas as regiões do Chile e, pelo que eu pude perceber, é uma das maiores agências do país. Super confiável, o guia com quem eu fiz os passeios era muito divertido e tirava as melhores fotos. Mas, devido à sua grandeza, é uma das mais carinhas.

Foto tirada pelo guia no Valle de la Luna e a formação de Dinossauro

* Layana (http://www.turismolayana.cl): Esta já é uma agência especializada no deserto e faz tanto tours regulares (do tipo excursão) como privados. É um pouco mais em conta que a Turistour, apesar de não ter tanto glamour.

* Felipe Staig (fstaig@gmail.com): Felipe é um guia independente que encontrei pesquisando na Internet da última vez que fui ao Atacama. Chileno, super simpático e solícito, com várias histórias para contar (e ainda gosta de Skank), ele monta o roteiro de acordo com o seu gosto e o número de pessoas que irão com você. Eu super recomendo ele porque ele conseguiu me proporcionar uma outra visão do deserto e fez eu me apaixonar mais ainda por esse lugar. Vale a pena contactá-lo para negociar.


Felipe e eu na Laguna Tebiquinche


* Space (http://www.spaceobs.com): Esta é uma agência especializada no tour astronômico sobre o qual eu falarei no post seguinte. Eles são muito honestos quanto à possibilidade ou não de fazer o tour (em razão da Lua cheia ou céu nublado). Por óbvio, o passeio se dá de noite e há um ponto de encontro (na própria Calle Caracoles) para pegar um ônibus que leva até o observatório. Eles dão várias opções de línguas (francês, inglês, espanhol), sendo que o horário do tour dependerá do idioma que você escolher.

E por fim, a última observação é a seguinte: Em todo o lugar que você for, leve água. Não subestime a aridez do Atacama, assim, leve sempre mais de uma garrafinha porque às vezes, nas atrações, não haverá possibilidade de comprar água. Também leve colírio, soro fisiológico (para o nariz que resseca bastante, é muito útil), protetor solar e um hidratante, que serão muito úteis, como já mencionei anteriormente. Vá com um tênis confortável, pois as atrações consistem basicamente em caminhadas. Use roupas leves para os passeios durante o dia, porque o sol castiga, mas também tenha sempre um abrigo porque para o fim da tarde a temperatura já começa a baixar bastante.

Bom, isso era o que você precisava saber antes de começar a perambular pelas atrações do Atacama. No próximo post, vou descrever uma a uma! =) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário